quarta-feira, 22 de outubro de 2008

O trágico do século XXI



O mais trágico de hoje é a indiferença, patrocinada descaradamente pela lei da recompensa. Não se é permitido mais fazer nada sem querer algo em troca, é algo cafona, fora da moda, alguns diriam que é um ato de pouca inteligência fazer uma ação que não retorne dinheiro. Vejo ao meu redor todos os dias a nação egoísta na qual estou incluso, uma nação movida pelo capitalismo, alimentada pelo dinheiro e pela ambição individual de cada um.

Pode ser errôneo afirmar, mas a felicidade, um sentimento, logo algo que não tem preço, é algo que está se perdendo, pois as pessoas estão desaprendendo a magia em conquistar as coisas que não tem preço. Ter alguns grandes amigos, no mínimo um grande amor é algo cada vez mais raro. Pense, há alguém, uma só pessoa, que se você a perdesse seu mundo perderia todo o sentido, sua vontade inicial seria ir junto. Que depois de muito tempo, mas muito tempo iria voltar ao normal, mas eternamente com uma lacuna bem no meio do seu peito. Se tu encontraste alguém neste pensamento é a prova que ainda reside em ti um amor ao próximo, nem que seja a um único ser, mas ainda há sentimentos pulsantes em seu peito.

Participo de uma ONG composta por jovens que realizam atividades em prol de um mundo melhor e noto o seguinte: É enorme a dificuldade de trazer novos integrantes. O motivo que leva a isso é um só, o egoísmo, em uma palavra mais certeira a indiferença. Convenhamos, vivemos num regime capitalista, logo não precisamos dar de nós para alguma mudança, apenas pagar algum preço e tudo se resolve, fomos ensinados desde pequenos: trabalha pra ganhar dinheiro e com o dinheiro faz-se o que quiser, quanto mais, mais podemos fazer, quanto mais dinheiro menos regras, quanto mais dinheiro mais liberdade, é o que nos é vendido diariamente, trabalhar e ganhar uma solução em troca é ir contra ao mundo a nossa volta, por isso pagamos pela mudança, pela solução. Realmente pagando tudo se resolve e é o que vemos dia-a-dia a resolução dada por quem recebeu um pouco do nosso dinheiro. Casas no exterior, grana em cueca, mensalão, hiates, chanpanhes de R$18.000,00 com certeza está é a solução que você e eu pagamos. Ela pode não estar funcionando imediatamente, mas quem sabe em logo prazo funcione. Esperança é o último sentimento que morre e Brasileiro não desiste nunca, né?

Posso estar reinventando a roda ao dizer, mas não ta na hora de você fazer algo? Pense nos seus atos diários, pense em tudo o que você paga pra não precisar fazer e pense que quanto mais pagar mais longe de uma verdadeira solução poderá estar.

As crianças que são esquecidas no sinal de hoje se forem esquecidas ao longo de sua vida um dia virão a ti e te lembram que elas existem, ao invés de fazer um sinal no sinal irão apontar uma arma na tua cabeça e levar tudo e se tiveres sorte não levarão a tua vida, pois o resto tu compras mais uma vez, se levarem a tua vida acabará a tua história e o teu dinheiro de nada adiantará. Num momento deste tu pensas quanta insegurança neste lugar, não se pode mais ter uma vida pacata e segura, que mundinho é esse. Com toda a razão que mundo é este? Onde estão os direitos iguais, onde estão os direitos de todos se alimentarem todos os dias, onde estão os direitos de todos freqüentarem escolas de qualidade, onde estão os montes de direitos que se perdem ao longo dos nossos passos e passam a ser vendidos cada vez por um preço mais elevado.

Quando passares por uma situação destas, ou semelhante, pense que se no passado você tivesse ido até uma instituição que tira crianças das ruas e tivesse ajudado aquelas poucas pessoas que lá estão quase dando a vida tu teria ajudado a tirar o assaltante das ruas e colocado ele numa escola. O dinheiro do seguro do teu carro poderia estar sendo investido no futuro de alguém e um dia essa criança iria te oferecer carona ao invés de te levar o carro. Terá que refletir também quando a água estiver acabando, com não puder andar na rua sem mascará contra a poluição, e em diversas situações predestinadas a uma nação pacata que paga pra nada acontecer.

Não pense apenas nos seus atos, pense em cativar mais pessoas para atos nobres. Mobilize seus amigos, parentes, colegas, conhecidos com os ideais de um mundo melhor, contagie eles dê a esperança que todos precisamos condicionado ao trabalho que devemos desempenhar.

As nossas ações são o nosso destino. Se agirmos hoje com indiferença ao mundo amanha o mundo agirá com indiferença a nós. Enquanto estiver plantando lembre-se que terá de colher no futuro.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...